terça-feira, 25 de novembro de 2014

Herceg Novi - vibrante e sossegada

Para começar a falar de Montenegro, nada melhor que um post sobre Herceg Novi - a primeira cidade, para quem vem da Croácia




Partindo de Dubrovnik e descendo em sentido sudeste, Herceg Novi fica de fato muito perto, a apenas 49km de distância. Você pode perfeitamente fazer esse trajeto de carro, mas, caso prefira o transporte público, existem ônibus mais de uma vez por dia que conectam as 2 cidades, por um preço relativamente barato - cerca de R$ 20 cada trecho.





Um dia é suficiente para desbravar Herceg Novi, e a minha sugestão é dividir esse dia em 2 partes: uma longa caminhada pelo calçadão (com direito a praia e almoço) e um passeio mais rápido pela Stari Grad, a cidade velha.
 
Comece estacionando o carro na própria avenida Beira-Mar - quando eu fui, havia vagas de sobra e não tive que pagar nada. 

Fique de frente para o mar e comece a sua caminhada pela sua direita, passeando pelo extenso calçadão e admirando a beleza da água cristalina do mar - certamente ainda mais cristalina do que em Dubrovnik. 






Encante-se com os inúmeros bares, lojas, sorveterias e cafés espalhados pela margem do Adriático - um mais convidativo que o outro. 





Se quiser aproveitar o sol de uma forma requintada, aqui é o lugar. Alugue uma dessas espreguiçadeiras e fique bem à vontade!





Existem também opções mais baratas, como alugar uma cadeira nesta praia:




Quando bater a fome, saiba que em Herceg Novi tem restaurantes para todos os paladares e bolsos! Já pensou almoçar com essa vista??





Quando chegar ao final do calçadão no lado direito, dê meia-volta e vá conhecer o outro lado, que é ainda mais bonito. Ao longo do caminho, suba nas pedras e tire fotos do contraste dos barcos à vela com o incrível azul do oceano e o verde vibrante da vegetação costeira.




Prova de que Herceg Novi é de outro mundo: lá, os cactos crescem na beira do mar!






Durante o percurso, você vai passar por túnel que atravessa um rochedo onde - mais uma surpresa! - crescem árvores inclinadas em cima!







Do lado de cá, recantos bem mais sossegados, sem aluguel de cadeiras e tudo mais. Foi aqui que eu decidi curtir a praia e tomar meu banho de mar.




A parte ruim é que deste lado as praias são bem pequenas, escassas faixas de areia em meio às pedras.





Quando chegar ao final do calçadão, do lado esquerdo, você vai se deparar com esta paisagem, mais uma vez surpreendente: um castelo à beira-mar! Trata-se da Fortaleza Forte Mare, construída na idade medieval e que hoje serve como casa de espetáculos.




Subindo uma escadona (é preciso disposição!) ao lado da fortaleza, você chegará em poucos minutos à cidade velha de Herceg Novi. 





Se comparada com as cidades velhas dos outros destinos montenegrinos (aguarde os próximos posts!), esta não é das mais interessantes. A parte boa é que as ruas são bem vazias, ao contrário de Budva e Kotor, por exemplo. Dá pra passear tranquilamente sem aquele atropelo de turistas para todo lado. Em Herceg Novi você age quase como se fosse um habitante local!







Mesmo não tendo muita graça, vale a pena uma boa caminhada pelas ruas de paralelepípedos, passando por construções históricas antigas de grande importância arquitetônica.







Mas a principal atração da cidade velha é, sem dúvida alguma, a possibilidade de ver toda a orla lá de cima e tirar fotos espetaculares, como essas:






Hoje você conheceu Herceg Novi, que não é a principal atração de Montenegro e fica fora das rotas mais procuradas. É uma cidade sem clichê dentro de um país sem clichê - e que me impressionou demais. O mundo ainda não descobriu Herceg Novi, então corra para conhecê-la antes que ela se torne um grande centro turístico e vire um aglomerado de gente!







Existe alguma coisa ainda melhor que Herceg Novi?? Existe! No próximo post, o auge de Montenegro: Kotor, onde mar e montanha se misturam. Fique de olho!






2 comentários:

  1. Olá, Felipe. Muito legal este post e você resumiu muito bem a impressão que tive sobre Herceg Novi: uma cidade sem clichê. Estou aqui há uma semana e vou ficar até o fim do mês e estou amando, me sentindo muito em casa. Adorei os comentários e as fotos estão ótimas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, obrigado! Está fazendo intercâmbio em Montenegro? Eu gostaria muito de ter ficado mais tempo, mas foi uma viagem de última hora e acabei montando o roteiro na véspera... hehehe

    ResponderExcluir