sábado, 15 de agosto de 2015

Roteiro - 8 dias na Ilha de Mallorca


Como eu já falei no post anterior, Mallorca é um lugar tão cheio de atrativos que não vale a pena viajar para a ilha sem passar pelo menos 1 semana por lá. Nós ficamos 8 dias, tendo Palma como base e, durante cada dia, passeamos de carro por uma região diferente. 



Betlem

Praticamente 1/3 do território de Mallorca é compreendido pela Serra da Tramuntana, que atravessa toda a porção noroeste da ilha. É lá, de modo geral, que se encontram as atrações mais bonitas de Mallorca.


Almoço ao ar livre na Serra da Tramuntana

Nós conseguimos conhecer praticamente toda a ilha nos 8 dias - só faltaram algumas cidades do interior, onde também não teria nada de muito interessante para fazer ou visitar. Na nossa opinião, os lugares/praias/cidades que mais valem a pena são: centro de Palma (dia 1), Cap de Formentor e Platja de Formentor (dia 2), Sol de Mallorca e estrada panorâmica Esporles - Palma (dia 3), Cala Morlanda (dia 4), Cala Llombards (dia 5), lagos da Serra da Tramuntana e Sa Calobra (dia 6), Colônia Sant Pere e Betlem (dia 7).

Observe no mapa, de um modo bem geral, qual parte da ilha conhecemos a cada dia:






DIA 1 - PALMA DE MALLORCA


Voo Barcelona - Palma (chegada às 7:30). Retiramos o carro alugado na oficina da Centauro (leia mais neste link) e fomos direto para o apartamento que tínhamos reservado pelo site AirBnb, numa área residencial em Palma. Nos instalamos e saímos com o carro para conhecer a capital da ilha de Mallorca.

Primeiro fomos ao Castelo de Bellver, que fica no alto de uma colina de onde se tem uma vista panorâmica do porto de Palma. 









Caminhamos um pouco pelos entornos e jardins do complexo do castelo, mas não quisemos entrar pois teríamos que pagar o ingresso. Confira horários e preços do Castelo de Bellver neste link







Uma cena inusitada na entrada do castelo


Depois disso dirigimos para o centro da cidade, onde estacionamos o carro e passamos o resto do dia conhecendo tudo a pé. Vale a pena dedicar o seu primeiro dia na ilha para o centro de Palma - é a cidade grande mais bonita que eu já conheci!


Passeig des Born - a rua de pedestres do centro que lembra as Ramblas de Barcelona



O lago artificial com chafariz e cercado por palmeiras, à beira do mar


A Catedral La Seu, de lado


A Catedral, vista do outro lado do lago


Pôr do sol na Catedral
Pôr do sol no calçadão

A fortaleza entre o lago e a Catedral


O chafariz visto do outro lado


 E à noite o centro também é convidativo:













DIA 2 - REGIÃO DE FORMENTOR


Aqui vai uma dica essencial: essa região é a mais bonita da ilha, portanto reserve um dia de sol para conhecê-la! 

Saímos de Palma pelas 9h em direção ao extremo norte da ilha, que forma uma pequena península chamada Cap de Formentor. Chegamos lá por volta das 10h, e começamos a subir a montanha de carro, em uma estradinha estreita, mas muito segura para quem tem o mínimo de cautela. Nessa estrada, cheia de acostamentos, paramos literalmente o tempo todo para tirar fotos, pois a cada curva que fazíamos a paisagem ficava mais bonita.


O começo da subida














Cabras por todo lado no Cap de Formentor










O gran finale da estrada fica por conta de um farol, construído no último ponto onde se pode alcançar, à beira de um precipício que termina no mar. Existe um restaurante lá em cima, mas tudo é muito caro. Nós sentamos nas mesas, comemos nossos sanduíches, carregamos o celular na tomada e ninguém olhou de cara feia, coisa difícil de acontecer!





De tarde, descemos a montanha e fomos para a Platja de Formentor, uma das praias mais bonitas de Mallorca. Água azul-claro, contrastando com a areia branca e a exuberante vegetação em toda a volta. Cenário perfeito para uma boa caminhada pela orla!















DIA 3 - REGIÃO OESTE DA ILHA



Saímos de Palma pelas 9h e fomos contornando a costa de Mallorca, conhecendo todas as praias pelo caminho. Passamos por Cala Major, Illetes e Portals Nous, até que achamos uma escadinha que levava a uma praia mais reservada, na cidade de Sol de Mallorca. Descemos e nos deparamos com outro dos cenários mais incríveis da ilha: 











Ficamos um bom tempo ali, e então seguimos nosso roteiro em direção a Costa de la Calma, outra praia bonita onde paramos para descansar e tirar fotos. 



Em seguida fomos para Magaluf, uma das principais praias de Mallorca e também uma das mais feias, na nossa opinião. É o paraíso dos jovens baladeiros no verão, famosos por se excederem e transformarem a praia num verdadeiro inferno ao longo da alta temporada. No inverno, parecia uma cidade-fantasma, com todos os bares e boates fechados e praticamente ninguém nas ruas.

Depois da decepção com Magaluf, nos surpreendemos mais uma vez com a água cristalina de Cala Fornells, uma praia minúscula mas que vale muito a visita! Uma dica: a vista é muito mais bonita da estrada que passa acima da praia, do que da própria praia em si!



Continuamos em direção à cidade de Sant Elm, de onde saem passeios para a Isla Sa Dragonera, que fica a oeste de Mallorca e é famosa por ser o lar de pequenos lagartos. Pretendíamos fazer esse tour, mas chegando em Sant Elm encontramos tudo às moscas, e o dono de um restaurante nos avisou que a temporada de passeios só iniciaria após o Carnaval, na segunda-feira seguinte. Pensamos em voltar lá nesse dia, pois ainda estaríamos em Mallorca, mas no fim acabamos concluindo que o passeio não seria tão interessante assim.

De Sant Elm fomos para Andratx, uma cidade medieval cheia de ruelas, onde caminhamos um pouco. 





Depois fomos para Esporles, e de lá voltamos para Palma por uma estrada panorâmica que passa pelo começo da Serra da Tramuntana, o ponto alto do dia! 








Pôr do sol na Torre des Verger, um ponto de observação na beira da estrada



DIA 4 - REGIÃO LESTE DA ILHA


O objetivo maior desse dia era fazer a famosa excursão das Drach Caves, uma rede de cavernas na cidade de Porto Cristo. Há diversas outras cavernas em Mallorca, mas pelas fotos achamos que este era seria o passeio mais bonito, pois incluía um tour de barco também.

Porto Cristo fica a 1h de Palma, seguindo por uma estrada em linha reta no sentido leste. Lá tem uma espécie de calçadão na beira do mar, onde demos uma caminhada antes de iniciar o nosso tour pelas cavernas.




O passeio nas Drach Caves começou ao meio-dia, teve 1h de duração e custou 14,50 euros por pessoa. Confira tudo no site oficial da atração neste link. A surpresa do dia foi que, só no nosso grupo do tour, devia ter quase 200 pessoas! De onde tinha saído toda aquela gente, sendo que a ilha inteira parecia vazia e não cruzávamos com quase ninguém nas ruas?? Até hoje não encontramos a resposta para este mistério.

Começamos o passeio com uma caminhada leve pelo meio das grutas, subindo e descendo escadinhas e plataformas, tirando fotos à vontade, mas sem flash. 







Ao final, entramos em um imenso salão subterrâneo, de frente para um lago, cheio de cadeiras, onde os turistas se sentam para apreciar um concerto (nós nem sabíamos disso!). Os músicos, iluminados por luzes verdes, surgem em gôndolas dentro do lago, tocando violino. Isso leva um bom tempo e para nós, que não curtimos música clássica, foi um pouco entediante.

No final do show, os turistas formam pequenos grupos e são conduzidos aos barcos. O passeio de barco em si é de curta duração (pouco mais de 5min), e somos levados de volta à entrada da caverna. Tudo ali dentro é tão escuro que mal aparece nas fotos.






Até que é um passeio interessante, e quem nunca entrou numa caverna certamente vai gostar. A questão é se vale ou não o investimento de 14,50 euros. Porque depois de deixarmos Porto Cristo, e de graça, conhecemos um lugar que, na minha opinião, deu de 10x0 nas cavernas: Cala Morlanda, uma praia rochosa sensacional!









Depois disso fomos para as praias de Sa Coma, Cala Millor, Cala Bona, Costa Dels Pins (famosa pelas árvores retorcidas na beira da praia) e por fim Canyamel, onde um rio de água verde desemboca no mar.

 
Costa dels Pins



Vida selvagem em Canyamel




DIA 5 - REGIÃO SUL DA ILHA

Esse foi o dia mais sem graça do nosso roteiro, pois estava nublado e com isso a cor do mar não fica tão bonita, mas é claro que mesmo assim foi muito bom!

Começamos por Cala Blava, depois fomos para Cala Pi, Sa Rapita e Platja d'Es Trenc - nenhuma delas foi muito interessante, se comparadas a outras praias que já tínhamos visto. Fomos então para Colônia de Sant Jordi, de onde partem passeios diários para as Islas Cabreras durante a alta temporada. Claro que encontramos tudo fechado, mas também não tínhamos intenção de fazer esse passeio, que é bonito mas custa MUITO caro, pelo que eu havia pesquisado. E também não seria nada tão diferente do que estávamos vendo em Mallorca.

Continuamos para Cala Llombards, uma prainha que alcançamos descendo um morro, e essa sim foi o ponto alto do dia! Uma super praia para aproveitar num dia de sol, pois mesmo com tempo nublado as fotos saíram ótimas:







Depois de explorarmos bastante Cala Llombards, fomos para Cala Figuera e para o Parc Natural Mondragò, um lugar que o nosso GPS mal sabia que existia e nos fez perder um tempão - e que também não vale muito a pena.

Seguimos para a famosa praia de Cala D'Or (por que as famosas são sempre as mais sem graça??) e no final da tarde retornamos para Palma.



DIA 6 - SERRA DA TRAMUNTANA


Se o dia 5 tinha sido o pior (ou menos bom), esse superou e muito todas as nossas expectativas! Não há dúvida de que a região montanhosa da ilha, que termina no Cap de Formentor, é de fato o que há de melhor em Mallorca. 


Estradas da Tramuntana
Como já desconfiávamos de que o dia seria dos bons, saímos cedo de Palma (8h) em direção a Valdemossa, um povoado medieval no começo da serra, com suas vielas estreitas e janelas com vasos de flores. Essa cidade está sempre na lista das "10 cidades desconhecidas na Europa que você precisa conhecer", embora, na nossa opinião, outras cidades da Tramuntana sejam ainda mais interessantes.



É o caso de Deià e Sóller, nossas duas próximas paradas. Enquanto a primeira é uma cidade pequena, Sóller é grande (pelo menos para a ilha de Mallorca) e nos oferece um centro urbano típico de vilarejos da montanha. Estacionamos em uma das inúmeras vagas públicas e andamos um bom tempo pelas ruas da cidade.




Vista do Port de Sóller



Depois seguimos na estrada da Tramuntana, e já começamos a notar a presença discreta de neve no chão. Conforme dirigíamos, a altitude e a neve iam aumentando. Foi então que avistamos, da janela do carro, uma paisagem incrível e inesperada: um lago congelado chamado Embassament de Cúber.





Dirigimos mais um pouco até que chegamos ao outro lago da Serra da Tramuntana, o famoso Gorg Blau (este não estava congelado). Estacionamos o carro e caminhamos pela beira do lago por cerca de 1h. 






Já impressionados com a beleza da serra, pegamos uma estrada secundária à esquerda e nos dirigimos para uma das praias mais bonitas de Mallorca: Sa Calobra, a única praia da Serra da Tramuntana (pelo menos a única aonde se chega de carro). Depois de descer tudo o que havíamos subido, o cenário foi recompensador:








Já pelo meio da tarde, subimos de novo a montanha e paramos em um lugar onde havia tanta neve no chão que todos os outros carros estavam no acostamento, e as pessoas estavam brincando no gelo. 





Ficamos um tempão por lá, até que o relógio nos obrigou a seguir viagem para Lluc, um povoado famoso por abrigar um antigo monastério. Chegamos a parar no local e a descer do carro, mas já estava quase escurecendo e não quisemos conhecer a fundo. 

Nossa última parada foi Pollença, já bem perto do Cap de Formentor, outra cidade "grande" da serra, em estilo medieval. Em Pollença é obrigatória a subida a uma grande escadaria chamada Carrer del Calvari, com 365 degraus (nós comprovamos!), um para cada dia do ano. No topo da escada, uma igrejinha cheia de gatos em volta - aliás, em todo lugar em Mallorca existem MUITOS gatos abandonados. Perdemos as contas de quantos nós vimos e paramos para dar comida!










DIA 7 - REGIÃO NORDESTE DA ILHA

Saímos cedo de Palma em direção a Alcúdia, uma das principais cidades/portos de Mallorca.




De lá fomos para 2 praias espetaculares, uma ao lado da outra: Colônia Sant Pere e Betlem. Exploramos bastante as estradinhas costeiras dessa região e também caminhamos muito pela orla, seguindo até o Cap Farreutx. Altamente recomendável, é uma das partes mais bonitas e diferentes de toda a ilha, pois as praias são extensas e o mar tem ondas fortes e cheias de espuma, coisa que até então não tínhamos visto em Mallorca.













Depois de tanta beleza seguimos para outras praias não tão interessantes, mas legais de conhecer: Cala Mesquida, Cala Agulla, Cala Gat, Cala Ratjada, Pedruscada, Font de Sa Cala, Provensals, Cales de Mallorca, Cala Domingos (essa sim muito bonita, veja as fotos abaixo), Cala Murada, Portocolom e Cala Marçal












DIA 8 - CHUVA!
 
Como estávamos tendo muita sorte com o tempo - 7 dias de sol (às vezes um pouco nublados) em plena estação chuvosa - justamente no último dia fomos presenteados com uma chuva que não parou, desde que acordamos até a hora em que fomos dormir!


Sinceramente, com chuva não há muito o que fazer em Mallorca - a sorte é que nós já tínhamos conhecido toda a ilha nos outros 7 dias. Uma dica fundamental para quem vai para Mallorca no inverno é: reserve 1 ou 2 dias, pelo menos, para a chuva!


O que nos sobrou então foi visitar o maior shopping da ilha, o Porto Pi, localizado em Palma, bem perto do nosso apartamento. Passeamos um pouco por lá e, de tarde, nos mudamos para o hotel Apartamentos Jade, nossa segunda hospedagem na ilha, próxima ao aeroporto, na cidade de Platja de Palma (obs.: não é necessário hospedar-se perto do aeroporto no último dia, só fizemos isso porque reservamos antes de conhecer o site Airbnb, e depois não conseguimos mais cancelar).



Fomos para lá de tarde, e em 10min que a chuva deu uma trégua aproveitamos para conhecer a praia de Platja de Palma, e nos surpreendemos com a cor turquesa do mar, mesmo com o tempo horrível!





 

DIA 9 

Vôo Palma (7:30) - Barcelona (8:30).


 _________________________


Confira os outros posts sobre a nossa viagem à Espanha nos links abaixo:






Paisagem típica do interior de Mallorca



E leia também:

As melhores praias da Turquia

Roteiro de 4 dias pela Costa Brava


Curta nossa página no facebook: Turismo sem Clichê

E nos siga no instagram: @adrikapp
























7 comentários:

  1. Olá! Estou preparando o roteiro da minha viagem (eu e meu marido) a Mallorca no fim dessa semana. Me deparei com seu blog e as dicas foram todas muito válidas. Temos um blog também (rithanair.wordpress.com), espero que ele esteja ajudando outras pessoas assim como este. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Quero fazer questão de agradecer as dicas e o roteiro disponibilizados aqui, estive em Mallorca recentemente e a minha viagem foi todo baseada no seu roteiro e amei! Muito obrigada


    Nicolle Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Que blog pratico, bem escrito e com as dicas detalhadas. eu amei e vou seguir muito. Obrigada demais viu

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. É necessária a Permissão Internacional para Dirigir para alugar um carro em Palma de Mallorca?

    ResponderExcluir