terça-feira, 22 de março de 2016

Galápagos - os melhores passeios pagos

No último post, listei os melhores passeios gratuitos nas Ilhas Galápagos - que, sem dúvida alguma, são muitos e por si sós já fazem uma bela viagem! Mas, para fazer valer a pena o alto investimento de visitar um dos destinos mais caros do mundo, recomendo fortemente que você reserve um dinheiro para alguns day-tours, passeios de lancha com um dia inteiro de duração que lhe permitem conhecer algumas atrações que vão além do óbvio.

Nós, que optamos por uma viagem com gastos moderados, decidimos não fazer um cruzeiro (o que seria muito caro), mas não abrimos mão de contratar alguns passeios pagos. Nossa vontade era fazer todas as excursões oferecidas pelas agências, mas infelizmente limitamos o número para 4 - o máximo que nosso orçamento permitiu. Para fazer essa difícil seleção, procuramos escolher passeios bem diferentes uns dos outros: 2 com foco em snorkeling (mergulho na superfície), 1 com foco na paisagem incrível da ilha e outro com foco em observação de aves.

Lembre-se das principais dicas e informações que já demos em outro post:

- Onde contratar os passeios: Puerto Ayora, ilha de Santa Cruz;
- Tenha flexibilidade nas datas;
- Procure reservar todos os passeios em uma só agência e barganhe MUITO;
- O equipamento de snorkeling sempre está incluído nos tours; 
- O almoço sempre está incluído, mas nunca é muita comida - não deixe de levar lanches e bebidas para passar o dia;
- Não contrate nada com a agência Mocking Bird - tivemos uma péssima experiência! 

 


Abaixo segue a lista dos day-tours que nós fizemos, e também indicações de alguns outros que gostaríamos de ter feito. E lembre-se, é claro, de que você não poderá conhecer esses lugares por conta própria, só se chega lá com guias especializados em uma excursão:


1. Pinzón

Preço: de USD 110 a USD 120

Na nossa opinião, esse foi o melhor passeio que fizemos não só em Galápagos, mas nas nossas vidas - um tour perfeito para snorkeling, onde se vê muito de tudo. A primeira parada da lancha é na Bahía Borrero, uma praia paradisíaca no norte da Ilha de Santa Cruz. 















Em seguida, depois de mais de 1h de descanso e exploração da praia, o tour segue para 2 pequenos islotes: Daphne Mayor e Daphne Menor, onde paramos 2 vezes para mergulhar (cada parada com cerca de 30min). Por fim, chegamos na ilha Pinzón, onde fazemos o terceiro, último, mais longo e melhor snorkel do dia.

Atenção: as fotos debaixo d'água não estão incluídas no preço desse tour. Se você não tem câmera subaquática, pode alugar uma Go-Pro em Puerto Ayora (base de USD35/dia). Ou, se você tiver sorte, o seu guia pode levar a câmera pessoal dele e tirar fotos suas ao longo do passeio - nesse caso, para lhe passar as fotos no final do tour, ele lhe cobrará USD5.




Enguia


Tubarão


Raia











Lobo-Marinho posando para a foto





Tubarões








Ouriço
A ilha Daphne Menor


A ilha Daphne Mayor



2. North Seymour

Preço: de USD 150 a USD 180

Junto com San Bartolomé (que nós não conhecemos), a ilha de North Seymour é a mais cobiçada pelos turistas em Galápagos, sendo por isso também um dos passeios mais caros e concorridos. Isso porque a ilha é hábitat de uma imensa colônia de aves, entre elas a fragata - pássaro que tem o pescoço vermelho e inflado, um dos maiores símbolos da fauna de Galápagos. Apesar de toda a nossa expectativa, achamos que esse tour não valeu o preço cobrado. É claro que gostamos muito, mas, dos 4 tours que fizemos, esse foi de longe o menos interessante.

A primeira parada é na praia de Las Bachas, ainda na ilha de Santa Cruz. Ficamos por lá mais de 1h, só que a praia é muito pequena e absolutamente sem maiores atrativos, se comparadas a outras no arquipélago. Nos pareceu que essa parada serve apenas para "encher linguiça" no tour, para que ele tenha uma duração maior e seja mais caro. Em seguida, nos dirigimos direto para North Seymour, onde descemos do barco e fizemos uma pequena caminhada pela ilha rochosa. A quantidade e a variedade de espécies de pássaros é imensa, com destaque para as fragatas e para os "piqueros de patas azules" (se bem que esses também são comuns em outros lugares em Galápagos). Depois de pouco mais de 1h na ilha, a lancha já retorna para Santa Cruz.




Iguana-terrestre




Iguana-marinha




Piquero-de-patas-azules






A famosa fragata, grande objetivo do tour










3 - Los Túneles

Preço em Santa Cruz: de USD 100 a USD 115
Preço em Isabela: de USD 80 a USD 95 

Esse tour na verdade não parte da Ilha de Santa Cruz, e sim da ilha Isabela. Porém, tínhamos programado não ficar mais de 2 noites  em Isabela, e sabíamos que Los Túneles também é um passeio muito concorrido, com poucas vagas a cada dia. Com medo de chegarmos na ilha e não conseguirmos lugar no tour do dia seguinte, optamos por contratá-lo já em Santa Cruz, para não correr esse risco - e cientes de que pagaríamos mais caro, pois estaríamos comprando com intermediário.

Mas atenção: quando você pedir esse tour em Santa Cruz, as agências vão lhe oferecer um pacote mais completo, que inclui transporte até Isabela, hospedagem e alimentação. Não aceite! Fazendo por conta, tudo sai muito mais barato.

Los Túneles é um lugar absolutamente único no mundo, um dos mais extraordinários que conhecemos e sem dúvida um dos passeios mais imperdíveis em Galápagos. Trata-se de um bosque de cactus, que crescem sobre rochedos nada menos que no meio do oceano! Foi uma pena que estava chovendo muito no dia em que estivemos lá, pois com sol o lugar deve ser ainda mais incrível.






Depois de uma caminhada pelos rochedos (em torno de 1h), há oportunidade para fazer snorkel em 2 lugares diferentes - ambos excepcionais. Na primeira parada o ponto alto foram os cavalos-marinhos, e na segunda foi uma toca de tubarões - onde vimos uma família inteira dormindo. Como a água nesses lugares é mais gelada, nós usamos a roupa de mergulho (também oferecida na excursão). As fotos debaixo d'água que o guia tirou estavam incluídas no nosso tour, sem nenhum valor adicional - mas não deixe de confirmar essa informação ao contratar.















Pinguins-de-Galápagos
A toca dos tubarões





4. Isla Plaza Sur

Preço: de USD 100 a USD 120

Esse tour nós também consideramos essencial em Galápagos! Aqui esqueça a vida submarina e as aves exóticas: o destaque fica só por conta da paisagem. Uma vegetação rasteira e avermelhada toma conta de todo o solo da pequena ilha, que também é cheia de cactus e iguanas-terrestres (que são coloridas, ao contrário das iguanas-marinhas). Tudo isso contrastando com o azul-escuro do mar num dia de sol tornou a Isla Plaza Sur um dos cenários mais fotogênicos da nossa viagem. 
















Depois de algum tempo caminhando na ilha (umas 2h), o passeio oferece um bom snorkel - interessante, mas nada de especial (fotos não incluídas). Foi nessa parte que a Adriana, minha esposa, foi atacada por uma água-viva azul-fosforecente, teve o corpo inteiro queimado (literalmente) e chegou a desmaiar de dor, o que encerrou o tour precocemente! Terminamos o dia no hospital de Puerto Ayora (onde o atendimento foi excelente, por sinal), e as marcas da queimadura só foram desaparecer mais de um mês depois. Mas não se assuste tanto: as águas-vivas não são muito comuns em Galápagos - é que graças ao El Niño, a água estava mais quente e elas resolveram aparecer.


______________________________________________


Além desses 4 passeios que nós testamos e aprovamos, gostaríamos de ter feito muitos outros, entre eles:

- San Bartolomé - junto com North Seymour, é o passeio mais disputado e caro de Galápagos. Ótimo lugar para snorkel e também para tirar fotos da paisagem.

- Isla Española - praia com areia branca, muitos leões-marinhos.

- Punta Pitt - esse parte da ilha de San Cristóbal (acho que só pode ser contratado lá).

 
O famoso mirante de San Bartolomé, a paisagem mais famosa de Galápagos e que ficou para a próxima viagem - Fonte: 101lugaresincreibles.com






Para saber mais sobre Galápagos, não deixe de ler os outros posts:

Quanto custa viajar para Galápagos?

Galápagos - passeios gratuitos (ou quase)

Roteiros: Colômbia, Equador, Galápagos, Peru e Bolívia





6 comentários:

  1. It is truly a great and helpful piece of information and nice work.



    galapagos trips

    ResponderExcluir
  2. Thank you i did really need this topic you share a very nice information about the galapagos island it's great work.

    Galapagos Travel Tips

    ResponderExcluir
  3. Ola Felipe, boa tarde!
    Vou passar a virada do ano 2018/19 em Galapagos, chego dia 28/12 a tarde e fico ate 06/01, dia que volto para Quito. Voce recomenda alguma agencia para fechar os pacotes? Obrigado e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. oi Vlamir, desculpe a demora para responder, nao recebi notificação do comentário. Não tinha agencia para recomendar, pois nós fechamos com a Mocking Bird mas não foi muito bom o atendimento... Espero que tu tenha feito uma boa viagem!!! um abraço

    ResponderExcluir