terça-feira, 23 de agosto de 2016

Dicas sobre Fortaleza

Nos outros posts sobre a nossa viagem pelo Ceará, contei sobre os passeios que fizemos para Jericoacoara, Quixadá Beberibe e Canoa Quebrada. Fomos a todos esses lugares só com duas mochilas pequenas, deixando a mala grande em Fortaleza ao longo de todos os 17 dias que ficamos no Ceará. Isso só foi possível porque tivemos o privilégio de ficar hospedados na casa da Ítala Passos, que conhecemos pelo Couchsurfing e nos proporcionou, junto com sua mãe e seus filhos, uma excelente estadia durante esse longo período, além de auxílio com tudo o que precisamos.

Ao todo, ficamos 4 dias inteiros (intercalados) em Fortaleza. Foi tempo mais que suficiente para conhecer as principais atrações da cidade e ainda fazer um bate-volta de um dia inteiro para Caucaia.

Orla de Iracema, em Fortaleza

Gostamos muito da capital do Ceará (que sem dúvida é uma das capitais mais bonitas do Brasil), porém uma coisa desagradável nos chamou a atenção: a falta de segurança. Felizmente não tivemos nenhum contato com a violência urbana, mas ficou muito claro que ela existe e é bastante temida pela população. Muitas pessoas insistiram em nos advertir que Fortaleza é considerada atualmente a cidade mais perigosa do Brasil. Fomos impedidos por moradores de passar por certas ruas, sob a alegação de que certamente seríamos roubados. Quando tentamos descer de um ônibus no centro da cidade, pelas 18h, todos os passageiros se levantaram para nos impedir. Quando quisemos passear pelo centro num domingo, dia em que o comércio fecha, também nos fizeram mudar os planos. Ou seja: tudo gira em torno da insegurança, 24h por dia, e essa experiência eu nunca tinha tido em viagem nenhuma.

Mas também tem o outro lado: seguindo certas regras, não há muito o que temer, pelo menos não mais que você temeria em qualquer cidade grande do Brasil.

Algumas coisas que aprendemos e que podem ajudar você a fazer uma viagem tranquila a Fortaleza:

* O calçadão da Praia de Iracema é seguro e movimentado, tanto de dia como à noite;

* A Praia do Futuro é perigosa a qualquer hora do dia durante a semana;  se puder, visite num final de semana;

* JAMAIS tente caminhar da Praia do Futuro até o Porto do Mucuripe ou a Praia de Iracema: foi nessa hora que fomos "barrados" ao passar perto de uma vila, e não foi por apenas uma pessoa - desistimos só na terceira que nos abordou;

* O centro é seguro (tomando-se as precauções normais) enquanto o comércio está aberto; quando fecha, torna-se um campo de batalha;

* Em lugar nenhum, em hora nenhuma, desfile com objetos caros. Máquina fotográfica no pescoço também não é uma boa ideia. Tente não parecer turista.

Como se locomover em Fortaleza:

O meio mais barato é usando os ônibus, que são relativamente frequentes e conectam bem os pontos mais turísticos da cidade. A tarifa é R$ 2,75.

Ao contrário das outras cidades que visitamos no Ceará, Fortaleza tem Uber. Porém, no aeroporto, quando você chegar, nem adianta tentar pedir um Uber, pois os taxistas não deixam eles entrarem no aeroporto. Você pode sair com as malas pelas ruas para usar o aplicativo, ou então pegar um táxi, que deve custar no máximo R$ 50 para lhe deixar no centro ou na Praia de Iracema, os melhores locais para se hospedar.

Dentro da cidade é tranquilo usar o Uber, mas, não sei por que motivo obscuro, o Uber que nós pegamos saiu muito mais caro do que um táxi, que fez o mesmo trajeto. E, quando você chama o carro pelo aplicativo, aparece uma janela pedindo que você aceite que será cobrada uma tarifa bem mais cara do que a padrão (também não entendemos o porquê).

O que fazer em Fortaleza

Praia de Iracema

É a principal e mais turística praia da cidade, fica perto do centro e possui um calçadão. A sua orla é recheada de hotéis e turistas, e policiada 24h.

A praia vista de frente
O calçadão
Estátua de Iracema

À tardinha, não deixe de ver o pôr do sol na Ponte dos Ingleses

Praia do Futuro

É mais bonita que a Praia de Iracema, mas perigosa durante a semana, quando fica praticamente deserta. A maioria dos quiosques à beira-mar só abre aos sábados e domingos. Também achamos a praia bastante suja e mal cuidada, embora seja ótima para caminhadas na areia, pois é plana e extensa.

Mercado Central

Tem formato circular, vende de tudo e fica bem no centro de Fortaleza, servindo sempre de ponto de referência. Se você contratar um transfer para Jericoacoara e não estiver hospedado no centro ou na orla de Iracema, é na frente desse mercado que você tem que pegar o ônibus.

Catedral Metropolitana

É a principal igreja da cidade, também fica no centro, perto do Mercado Central.

Centro Cultural Dragão do Mar

É uma área enorme destinada a eventos culturais em geral. Conta com museus de arte, teatros, bibliotecas, galerias, salas de cinema, etc. Tem também um grande espaço ao ar livre, com praças, bares e restaurantes. É um lugar seguro para passear à noite.

Praia do Cumbuco, Lagoa do Banana e Barra do Cauípe

Esse é um passeio mais longo, um bate-volta que provavelmente vai lhe tomar o dia todo. A Praia do Cumbuco fica 40km a oeste de Fortaleza, na cidade de Caucaia, e é famosa por seus ventos, que tornam ideal a prática do kitesurf

Nós fomos até lá de carro com a nossa amiga Ítala, mas você pode pegar um ônibus em Fortaleza (terminal Antônio Bezerra) que lhe deixa em Cumbuco. A passagem custa R$ 5,50.

Depois de aproveitar Cumbuco, você pode pegar um táxi ou pedir uma carona até a Lagoa do Banana (4km), outro ponto turístico da região. É bonita, mas depois de tantos dias no Ceará confesso que não achamos nada de mais.

Em seguida, pegue um táxi ou uma carona até a Barra do Cauípe (13km) - essa sim vale mais a pena. É um local cheio de lagoas à beira mar, onde muita gente de Fortaleza vai passar o final de semana, curtindo o sol ou praticando kitesurf.

Na volta da Barra do Cauípe para Fortaleza, você pode parar de novo em Cumbuco e aproveitar o final de tarde em algum dos hoteis/restaurantes à beira-mar.

* Valores e informações referentes a julho/16.

Esse foi o último post da série sobre o Ceará. Para ler os anteriores, clique nos links:

1. Eu não volto nessa desgraça nunca mais pena q vim de avião sou MILITAR e estava desarmado pq de avião é uma burrocracia pra levar sua Arma fui assaltado por dois ratos tentaram levar meu cordão de ouro conseguiram levar só o crucifixo praia do futuro hospedado no Hotel Vila Galé aconteceu numa bitaquinha fui comprar água sai na porrada com eles.Pena q a .45 não tava comigo seria 2 escória a menos isso hoje 28.08.17.