terça-feira, 30 de agosto de 2016

Roteiro de 1 dia por Friuli Venezia Giulia, na Itália

Em outubro de 2013 visitei uma das regiões menos turísticas da Itália: a pequena Friuli Venezia Giulia, no nordeste do país. Não fiquei muito tempo por lá para conhecer a fundo, mas o pouco que eu vi me impressionou muito. 

Outono nos Lagos de Fusine


Aqui vai um roteiro de 206km (só ida) que você pode tranquilamente fazer de carro em 1 dia, entre os Lagos de Fusine e Trieste, conhecendo diversas atrações pelo caminho:

o



Acorde cedo e vá direto para os Lagos (ou Laghi, em italiano) de Fusine, que ficam perto da cidade de Tarvisio. São 2 lagos que compõem o conjunto, o inferior e o superior, e ambos podem ser acessados tranquilamente de carro.




Congelando no frio de 3ºC às 8h da manhã


Depois de passear bastante na borda dos lagos e tirar muitas fotos, siga para o Lago del Predil (também conhecido como Lago Raibl), perto da cidade de Cave del Predil. Você também pode chegar até lá dirigindo, não precisa fazer nenhuma trilha.



A ilhota que é o símbolo do lago

 
O lago visto de cima da montanha, na fronteira Itália - Eslovênia


Em seguida dirija para o sul, em direção à cidade de Duino. No meio do trajeto você pode optar por parar e conhecer também a cidade histórica de Udine, que é habitada desde a idade neolítica, tem quase 100.000 habitantes e é uma das capitais da região de Friuli Venezia Giulia. Eu não parei nessa cidade.

Udine - Fonte: commons.wikimedia.org

Quando chegar a Duino, estacione o carro e vá a pé até o Castelo de Duino, que é uma fortificação do século XIV e fica sobre um penhasco, na beira do Mar Adriático. A entrada para o castelo custou 5 euros (inteira), em outubro/2013. O interior do castelo não é nada de mais, mas o ingresso vale pelas vistas das falésias e do mar.






 

Do castelo enxergamos esse lugar, que fica na Reserva das Falésias (leia abaixo)


Saindo do castelo, pegue o carro de novo e dirija menos de 5min até a Reserva Natural Regional das Falésias de Duino (entrada gratuita), onde você fará uma trilha de 1h (30min ida + 30min volta, pelo mesmo caminho) sobre as falésias. Há um centro turístico de informações, onde você pode parar para pedir a indicação do início do trajeto demarcado. Pelas minhas pesquisas na internet, eu tinha descoberto que nessa reserva há muitas cobras venenosas, e que por isso a trilha poderia ser perigosa. Perguntei sobre isso no centro de informações e riram da minha cara, então acho que era mentira e não tem cobras no caminho!

O ponto final do percurso é exatamente aquela ruína das fotos anteriores, que se vê a partir do mirante do Castelo de Duino. Recomendo muito fazer essa trilha, pois é bem acessível para todas as idades e esse é um daqueles lugares que as fotos não retratam muito bem - ao vivo é infinitamente mais bonito, mesmo num dia de chuva!







Depois de aproveitar bastante a reserva, saia de Duino e pegue a Strada Costiera, uma rodovia panorâmica sobre as falésias, até chegar à cidade de Grignano



Grignano é um bom lugar para almoçar, em alguma das cantinas de massas em frente ao porto.

Porto de Grignano


Depois, vá até o Castelo de Miramare (ainda em Grignano). Atualmente, segundo o sife oficial, a entrada do castelo custa 8 euros, mas eu acho que você pode visitar os jardins e a parte externa do castelo de graça. Cheguei a essa conclusão porque eu não pagaria 8 euros pra ir em outro castelo, não lembro de ter entrado e não tenho fotos do interior, mas conheci bem a parte de fora, que é um complexo enorme e pode facilmente tomar mais de 1h do seu tempo.





Finalmente, dirija até o destino final do roteiro: a cidade portuária de Trieste. Com mais de 200.000 habitantes, a cidade é cheia de prédios históricos, monumentos diversos e praças largas, como a maioria das antigas cidades europeias. Vale a pena dormir uma noite em Trieste.

Infelizmente, quando eu estive lá chovia tanto que não consegui tirar nenhuma foto, então aqui vão algumas do google:

Fonte: expedia

Fonte: orangesmile



________________________


Se você gostou desse pedaço desconhecido da Itália, conheça também as atrações da Eslovênia, logo ali do lado - escrevi 10 posts sobre o país, é só clicar nos links abaixo:







Curta nossa página no facebook: Turismo sem Clichê


E nos siga no instagram: @adrikapp





Nenhum comentário:

Postar um comentário